terça-feira, 9 de março de 2010

A reportagem do Mário Caritas para o "Notícias de Alverca" :)



Aos primeiros domingos de cada mês, a cidade de Alverca acolhe a “Alverc’Arte” – Feira de Artes e Artesanato. 20 expositores marcaram presença na primeira edição.


Artistas mostram trabalhos uma vez por mês

Arrancou, no passado domingo (dia 7), a “Alverc’Arte” – Feira de Artes e
Artesanato, em Alverca. A primeira edição desta iniciativa realizou-se no interior das instalações da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA), embora o objectivo seja, no futuro, que a mesma tenha lugar ao ar livre, concretamente no espaço exterior envolvente à SFRA (as condições climatéricas adversas levaram a organização a optar desta vez por um espaço interior, com o apoio da direcção da Filarmónica).
O certame realiza-se todos os primeiros domingos de cada mês (à excepção de Abril, que será no sábado anterior, em virtude de nesse domingo ser o feriado da Páscoa) e os objectivos passam por dar visibilidade aos artistas e artesãos que executem trabalhos originais e manuais. Paralelamente haverá lugar à realização de variadas iniciativas culturais levadas a cabo por grupos de Alverca e do concelho.
Neste domingo compareceram duas dezenas de expositores, que mostraram diferentes tipos de trabalhos. Sara Ferreira, uma das organizadoras, mostrava-se satisfeita: “A feira está destinada a ter vários tipos de artesãos, em tantas áreas quantas as que forem possíveis. A ideia é criarmos um hábito nas pessoas de saírem ao domingo, uma vez por mês, e irem ver aquilo que algumas pessoas fazem por hobby e por amor às artes manuais.”
A música, o teatro e, mais tarde, a gastronomia serão algumas das apostas desta organização, que vão decorrer em paralelo com a feira de artesanato. A junta de freguesia apoia esta iniciativa, que está a ter uma boa receptividade inclusive de pessoas de outras localidades. “Temos aqui pessoas, de várias idades, oriundas de Setúbal, Montijo, Alhandra, Vila Franca de Xira, etc.; já temos inclusive inscrições para a próxima edição.”
Marta Antunes, de Alhandra, veio experimentar e gostou: “Não é a primeira vez que exponho o meu trabalho e estou a gostar. Faço tudo o que seja acessórios de moda, dentro dos tecidos. Até agora não está mau, mas estou à espera de ter mais visitantes.”
Para mais informações ou para participarem, visitem www.alvercarte.blogspot.com ou enviem e-mail para alvercarte@gmail.com